Burj Khalifa

burj-khalifa-banner

Burj Khalifa Bin Zayid é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura  já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura. Sua construção começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010.

A concepção do Burj Khalifa buscou fazer utilização do que existe de mais moderno em termos de Engenharia e Arquitetura. O Projeto alinhou um design arrojado com técnicas estruturais de ponta para conferir ao mesmo tempo resistência e leveza. Além disso, vários aspectos relacionados ao clima de Dubai foram considerados para que o edifício apresentasse estabilidade e durabilidade.

William_F_Baker_engineer_SOMO engenheiro estrutural do prédio foi o William Frazier Baker, também conhecido como Bill Baker, e é um engenheiro estrutural estadunidense

A torre foi construída pela Samsung Engineering & Construction, da Coréia do Sul. A estrutura primária é de concreto reforçado. A empresa alemã Putzmeister criou uma nova bomba e concreto de alta pressão, a BSA 14000 SHP-D, especificamente para este projeto.

A construção do Burj Khalifa usou 330 mil metros cúbicos de concreto e 55.000 toneladas de vergalhões de aço e a sua construção consumiu 22 milhões de homens-horas. Um concreto armado de alta densidade e baixa permeabilidade foi utilizado nas fundações do arranha-céu. Um sistema de proteção catódica debaixo da grade de concreto da fundação é usado para minimizar os efeitos nocivos de produtos químicos corrosivos na água subterrânea local.

image02aa_tower mat planA fundação é constituída por uma placa de concreto com cerca de 4 metros de espessura e volume total aproximado de 12,5 mil m3. Essa, por sua vez, é apoiada sobre 194 estacas de 1,5 m de diâmetro por 43 metros de profundidade. O concreto utilizado em sua confecção foi um auto adensável especial, que passou por uma série de testes para verificação do comportamento em condições específicas e em grande volume, antes da execução em si.

  Sua estrutura foi feita em concreto armado de alto desempenho até o andar 156, sendo que acima, aplicou-se principalmente aço estrutural, o steel frame. Além disso, reforços pré-moldados foram utilizados nas paredes para fins de simplificação do processo construtivo. O arranha-céu conta ainda com três asas que apoiam seu núcleo, desempenhando a função de contraforte, o que permitiu uma estrutura relativamente estreita.

2005A fachada é constituída por uma mescla de pele de alumínio e vidros de alto desempenho, os chamados cristais de revestimento, responsáveis por um isolamento térmico eficaz da edificação. Foi necessária a aplicação de cerca de 26 mil painéis, totalizando aproximadamente 170.000 m2.

O revestimento interior do Burj Khalifa foi cuidadosamente pensado para refletir a cultura da região. Ele faz uso de materiais como vidro, pedra polida, estuque e texturas artesanais, que misturados com as mais de 1000 obras de arte adquiridas para adornar o local, cumprem perfeitamente seu papel.

O interior do Burj Khalifa é altamente compartimentado. Andares de manutenção pressurizados com ar-condicionado estão localizados aproximadamente a cada 35 andares, onde as pessoas se podem abrigar com segurança em caso de emergência ou incêndio.

Misturas especiais de concreto são feitas para suportar as pressões extremas do enorme peso do edifício, como é típico com a construção de concreto armado, cada lote de concreto utilizado foi testado para garantir que poderia resistir a certas pressões.

burj(2)A consistência do concreto utilizado no projeto foi um ponto essencial. Foi difícil criar um concreto que pudesse resistir às milhares de toneladas de peso da própria estrutura do edifício e as temperaturas do Golfo Pérsico que podem chegar a 50 °C. Para combater este problema, o cimento não foi derramado durante o dia Em vez disso, durante os meses do verão, gelo foi adicionado à mistura que vertia durante a noite, quando o ar é mais fria e a umidade é superior. Uma mistura de concreto refrigerado uniformemente e, portanto, menos propenso a secar muito rapidamente e quebrar foi usada. Quaisquer rachaduras significativas poderia ter colocado todo o projeto em risco.

Com o aço que foi preciso para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da circunferência terrestre (dos Estados Unidos ao Oriente Médio). A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo. Alem disso, o Burj Khalifa consome 1 milhão de litros de água por dia.

burjkhalifa_1400x800_nickmerrickhb_06jpgVisto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor-de-lis, sagrada no Oriente. A partir do topo do edifício, é possível se avistar até mesmo países vizinhos aos Emirados Árabes Unidos, tais como o Irã e o Omã.

Vejam alguns números & curiosidades da torre:

Altura :828 m

Andares: 160

Elevadores: 57

Custo do projeto: em torno de 4,1 bilhões de dólares

O Burj Khalifa possui o peso equivalente de 100 000 elefantes

Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seria necessário, pelo menos, 4 meses

 burj-khalifa

Deixe um comentário